Croissant

Receita

Croissant

Esta é uma versão simples de croissant,  mas ainda assim leva tempo para preparar.

Começa no dia anterior, refrigere por toda a noite, deixa atingir a temperatura ambiente e reserve por cerca de uma hora para crescer até dobrar de tamanho antes de assar.

Ingredientes

61 gramas + 1 colher de chá de açúcar

240 ml de leite morno

2 colheres de chá de fermento biológico seco

510 g de farinha de trigo especial reisa

1 Ovo ligeiramente batido

1 gramas de manteiga amolecida (não derretida)

200g de manteiga bem fria, em cubos

1 colher de chá de sal

 

Para a cobertura

1 colher de chá de açúcar

2 colheres de chá de água

1 ovo ligeiramente batido

 

Modo de preparo

Dissolva  gramas de açúcar no leite morno, ouvir o fermento e reserve por 10 a 15 minutos até borbulhar. Acrescente 100 gramas de farinha e bata bem.  adicione o restante do açúcar e o ovo e bata até ficar homogêneo. Misture a manteiga amolecida, bata e reserve. Coloque o restante da farinha e o sal na tigela do processador. Acrescente a manteiga fria, em cubos, e bata usando a tecla pulsar até que fiquem do tamanho de ervilhas. É necessário obter uma massa cremosa sem deixar que os pedaços de manteiga derretam, por isso ela precisa permanecer fria.  Despeje a mistura de farinha e manteiga numa tigela, adicione a mistura de leite e fermento e bata até ficar úmido. Cubra e refrigere por duas horas. Retire, Vire a massa em uma superfície enfarinhada e sove ligeiramente. Abre até obter um retângulo de cerca de 45 cm por 30 cm. Trabalhando mais rapidamente possível, dobre a massa em três partes, trazendo a terça parte de baixo para cima e a de cima para baixo. coloque em um saco plástico untado e Retorno à geladeira por uma hora.  Repita o processo dobrando e resfriando mais duas vezes.  Você pode deixar a massa na geladeira por toda noite, neste estágio.

Divida a massa em quatro partes. Mantenha três partes resfriadas e abre a quarta formando um retângulo com o mesmo tamanho do anterior. Divida em duas tiras de corte cada tira em seis triângulos. Segure a base  larga do triângulo, puxe ligeiramente a outra ponta para esticar a massa e enrole, formando um croissant. Coloque em assadeira enfarinhada e cubra frouxamente. Repita com o restante da massa. Deixe crescer em temperatura ambiente até dobrar de tamanho, o que pode levar 2 horas pré-aqueça o forno a 200° C.  Para cobertura, dissolva o açúcar na água, acrescente o ovo e misture bem.  Descubra os croissant, pincele com a mistura e leve ao forno. Baixe imediatamente a temperatura para 180°C.  E asse por 15 a 20 minutos, até dourar E assar completamente. Sirva morno.

Rendimento: 24 croissants