Pão de Cebola Caramelizada e Alecrim

Receita

Ingredientes

 

Sirva este pão com uma sopa de legumes cremosa, para um almoço delicioso.

*Para cebola caramelizada

2 colheres de sopa de azeite extra virgem

1 cebola grande picada água ou caldo, se necessário uma pitada de sal

uma pitada de Açúcar

*Para o pão

1 colher de chá de açúcar

320 ml de água morna

2 colheres de chá de fermento biológico seco

500 g de farinha de trigo especial reisa

1 colher de chá de sal

2 colheres de chá de alecrim desidratado

1 colher de sopa de azeite de oliva e mais um pouco para untar

1 maço de cebolinhas verdes, bem picadas

 

Modo de preparo

Forre uma assadeira grande com papel manteiga. Para caramelizar a cebola, aqueça o azeite numa frigideira Grande, . Em fogo médio. Refogue a cebola por 5 minutos, até amolecer. Baixe o fogo e continue a refogar, mexendo de vez em quando, até dourar bem, por cerca de 25 a 35 minutos. Mas Fique atento: se cebolas começarem a grudar, Adicione um pouco de água ou caldo e mexa. Acrescente o sal e o açúcar para caramelizar. Reserve para esfriar.

Dissolva o açúcar na água morna e polvilhe o fermento. Reserve por 15 minutos, até borbulhar. , numa tigela Grande, misture a farinha, hospital e o alecrim. Faça um buraco no centro e despeje o líquido com o fermento e o azeite. Misture bem para formar uma massa macia. Estiver muito seca, adicione mais água, Caso esteja muito úmida, Coloque mais um pouco de farinha. Acrescente a cebola caramelizada e as cebolinhas picadas, e sove por cerca de 10 minutos, até que a massa esteja macia, homogênea e elástica.

Coloque a massa numa tigela untada e vire para recobrir completamente. Cubra com filme plástico e reserve em local morno até dobrar de tamanho, cerca de uma hora. Vire sobre uma superfície enfarinhada e falta um pouco. Modelo em formato arredondado, ligeiramente oval, e coloque na assadeira forrada. Cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho, cerca de uma hora. Pré-aqueça o forno a 220° C. Polvilhe a superfície da massa com farinha e faça quatro cortes diagonais. Asse por cerca de 30 minutos, ou até que o pão Produza um som oco ao receber batidinhas no fundo. Deixe esfriar sobre um aramado.

Rendimento: 1 pão