Pão Sourdough

Receita

Este pão exige um pouco de paciência, pois o preparo do fermento, também conhecido como sourdough ou levain, mas o resultado definitivamente vale a pena!

Ingredientes
pré-fermento
280 gramas de farinha de trigo reisa especial e mais um pouco para alimentar.
300 ml de água e mais um pouco para alimentar

para o pão sourdough
600 gramas de farinha de trigo reisa especial metade do fermento água
duas colheres de chá de sal
farinha de trigo e fubá para polvilhar

modo de preparo

para fazer o fermento misture a farinha e a água numa tigela até obter uma pasta espessa. Transfira para um recipiente de vidro ou plástico (evite metal), com a tampa levemente entre aberta, e deixe em temperatura ambiente por 4 dias, depois desse período, deve estar com bolhas, e balando um cheiro azedo. Descarte metade da pasta e misture ao restante 120g de farinha e 170 ml de água. É o que chamamos ” alimentar o pré fermento “. Transfira para um recipiente plástico com tampa firme, e no dia seguinte estará pronto para ser usado no preparo do pão. Use metade da quantidade para fazer a receita. Armazene o restante na geladeira, e a cada vez que for usar, retire na noite anterior. Os de sempre a metade, alimente o que é fermento novamente e recoloque na geladeira. Não utilize se tiver sido recentemente alimentado. Se não formar bolhas, jogue fora e recomeça o processo.

Numa tigela, misture 600 gramas a de farinha de trigo reisa com metade do fermento e água suficiente para fazer uma boa massa cremosa, mas que possa ser misturada. Reserve por 15 minutos e sove adicionando o sal. Transfira para uma tigela untada cubra e deixe em temperatura ambiente de 22 a 24 graus Celsius até dobrar de tamanho, o que pode levar até 5 horas. Morre um escorredor de massas com um pano de prato limpo e polvilho com fubá e farinha de trigo reisa. Vire a massa crescida