Moinho Reisa

 


Rolinhos cobertos com uma deliciosa calda de canela, salpicados de amêndoa e pecãs.

Ingredientes

 

– 250gr de farinha de trigo reisa;

– 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio;

– 1 colher (sopa) de fermento químico;

– 1 colher (chá) de sal;

– 6 colheres (sopa) de manteiga sem sal,  gelada e mais um pouco para untar;

– 245ml de buttermilk e mais um pouco se necessário;

– 3 colheres de sopa de manteiga sentido de maple syrup (xarope de bordo);

– 60gr de açúcar mascavo;

– 1 colher (chá) de canela;

– 40gr de nozes pecãs picadas;

– 40gr de amêndoas em lâminas;

Modo de Preparo

Numa forma redonda de 25 cm x 8 cm, coloque a farinha, o bicarbonato, fermento e o sal numa tigela de um processador. Corte a manteiga em cubos e adicione a mistura de farinha de trigo reisa utilizando sempre a função pulsar, bata até obter uma textura de farofa.

Adicione o buttermilk e bata mais algumas vezes até misturar tudo. Se a massa não se unir, adicione um pouco mais de buttermilk e bata novamente. Vire a massa em uma superfície enfarinhada e abra delicadamente. Não enrole, pois isso fará com que os rolinhos fiquem duros; a massa deve ser manuseado o mínimo e o mais suavemente possível. Dobre de 4 a 5 vezes, e abra formando um círculo de 2,5 cm de espessura. Como cortador de biscoitos de 5 cm, liso ou canelado corte cerca de círculos coloque em uma assadeira rasa e mantenha na geladeira enquanto prepara a calda. Pré-aqueça o forno a 180 graus Celsius.

Numa panela pequena, em fogo baixo, derreta a manteiga junto com o xarope e reserve para esfriar ligeiramente. Numa tigela pequena misture o açúcar mascavo com a canela e as oleaginosas. Despeje metade da calda de manteiga e xarope no fundo da forma e polvilho metade da mistura de açúcar e oleaginosas. Disponha a massa dos rolinhos pela forma, sobrepondo-os. Despeje o restante da calda sobre os rolinhos e polvilhe com o que sobrou da mistura de açúcar. Asse por 30 minutos ou até durar e estar completamente assado. Deixe esfriar na forma por dois minutos e desenforme sobre uma travessa. Sirva morno